Correia deslizante para câmera, DIY!

Correia deslizante para câmera, DIY!

Diy correia câmera 1

Este post fala sobre como construir dois tipos de correia para câmera: um bem específico, mais usado por fotógrafos profissionais, e um mais comum, que funciona pra qualquer câmera. E talvez você já até tenha a maior parte do material necessário!

A história é a seguinte: alguns anos atrás, eu  e a Lívia queríamos uma correia “deslizante” que suportasse duas câmeras ao mesmo tempo, uma de cada lado. Na nossa profissão, temos sempre que ter uma câmera reserva ao nosso alcance. Como não há escapatória desse fato, escolhemos usar ativamente as duas câmeras, ao invés de uma só. Cada câmera fica com uma lente diferente, de modo que não seja preciso trocar de lente a cada segundo – basta puxar a segunda câmera. O problema era achar uma correia legal, que funcionasse com duas câmeras. Na época, descobrimos um produto que resolveria nossa necessidade, mas que não era fácil de achar no Brasil. Temendo arriscar uma compra pela internet (risco do correio extraviar, da receita cobrar 300% de imposto), e sendo um cara propenso ao DIY (afinal, me casei com a Lívia), resolvi tentar fabricar um produto semelhante com as próprias mãos. Fiz nossas correias usando o mesmo raciocínio por trás de todas as outras correias “sling” por aí: duas câmeras deslizando, presas a uma espécie de suspensório. E, sem pensar, segui a mesma estética da maioria dos acessórios de fotografia, usando nylon e outros materiais na cor preta.

Por que diabos todos os acessórios de fotografia são feitos de neoprene e nylon preto? Sei que é resistente e não suja. Mas fica parecendo que você é um daqueles caras do BOPE, cheio de equipamentos táticos pendurados, como se estivesse fazendo rapel em roupas formais! Por isso, recentemente, comecei a pesquisar correias duplas menos “militares”, que combinassem mais com as roupas que usamos e com a natureza dos casamentos que cobrimos. Novamente, achamos alguns modelos. Porém o preço deles era salgado o bastante para subir minha pressão sanguínea uns 5 pontos. Bom, nada como a ameaça de um rombo na carteira para incentivar um projeto DIY!  Procurei por novos materiais, e acabei encontrando essa fita de nylon:

coreia pronta

Achei que daria uma correia legal, e deu! Agora, que terminei de fabricá-la, empolguei um pouco além da conta, e acho que vou fazer mais algumas versões, variando os materiais usados. De qualquer forma, queria mostrar como fiz, para que outros possam tentar o mesmo por aí. Para criar uma correia deslizante comum, para apenas uma câmera, é só seguir os passos 1 e 2. Você não precisará dos ítens 3 e 8, da lista de materiais abaixo. Para a correia dupla, é só seguir o tutorial até o fim! A lista de materiais é essa:

material para correia DIY

1: Fita de nylon bem resistente. 2: Regulador (são necessários dois desses). 3: Fechos (também são necessários dois). 4: Deslizadores (escolhaum tipo. Obs: eu inventei esse nome, não sei como é chamada essa peça na verdade!).  5: Tesoura. 6: Fita de nylon fina (no meu caso, um pedaço de correia antiga). 7: Velcro. 8: Cinto de R$ 1,99 (só sobrou a fivela para fazer essa foto, hehehe). 9: Linhas de costura e agulha.

PASSO 1: Pendure a câmera por apenas uma das “orelhas” laterais, com um material resistente e flexível (6). Eu aproveitei o nylon de uma correia antiga, e seus reguladores de plástico. Mas deve ser fácil comprar algo semelhante em lojas de couros e plásticos.  Dê varias voltas, e depois costure tudo com muitos pontos, para que a fita não se solte jamais. Ela é a parte mais importante, pois conecta câmera e correia. Na outra ponta, dê uma volta por dentro de um “deslizador” (4).

conexão correia

Já li na internet uma suposta afirmação de um cara da assistência da CANON confirmando que uma das orelhas já tem resistência mais do que suficiente para suportar o peso da câmera, mesmo com uma lente pesada e um flash. A internet é cheia de balela, mas resolvemos testar. Estamos usando as câmeras penduradas por um só lado há anos, e nunca tivemos problema algum! Achamos mais seguro do que se estivesse atarrachada pela rosca do tripé, que pode desenroscar.

Se quiser, use dois deslizadores em conjunto, por segurança. Acho que um já é o suficiente, desde que seja feito de um material resistente, como nylon ou um metal de qualidade. Cuidado: metais vagabundos, como o antimônio, se partem com qualquer esbarrão. Procure saber o material das peças usadas. Outra: peças de metal tem mais chances de arranhar sua câmera. Os plásticos são mais macios e elásticos, e menos propensos a quebrar. Antes de pendurar a câmera, talvez seja bom testar com algum outro objeto pesado.

velcro

Passo 2: Corte uma medida confortável de fita, de acordo com a sua altura. Use um espelho para ter uma noção melhor! Eu prefiro medir uma só vez, e fazer a correia permanentemente ajustada. Fazer a correia ajustável requer mais material sobrepondo, mais peças ajustadoras, e mais complicação. Para unir as pontas, costure velcro (que por si só já aguenta segurar a correia fechada) nas pontas e passe um regulador por cima da junção. É impossível soltar!

junção

O velcro fica escondido na junção das duas pontas. Outro detalhe: usei uma linha marrom, que quase não aparece do outro lado da correia. Se você só quer uma correia deslizante comum, é só passar esse conjunto por dentro de um deslizador, antes de unir as pntas com velcro por dentro do regulador, e ela está pronta! É assim que sua câmera ficará pendurada:

coreia pronta 1

Basta passar acorreia pelo seu pescoço, ou usá-la como se fosse uma samsonite, cruzando de lado. Agora, se quiser uma correia dupla, continue com o passo 3: Faça uma réplica da primeira correia, e una ambas com duas tiras de um material à sua escolha. Na foto abaixo, estou usando um cinto qualquer (8), comprado numa loja de R$1,99. Eu quis manter as correias separáveis, para ter a opção de usar uma câmera só. Por isso, coloquei fechos de plástico (3) nos pedaços de cinto.

ponte entre correias 1

Tente situar essas tiras de cinto logo abaixo das suas clavículas (a da frente) e abaixo das suas omoplatas (a de trás) para que as câmeras fiquem bem firmes, e o conjunto todo não escorregue. Depois é só unir o fecho da coreia 1 ao da correia 2, e voce deverá ter algo assim:

Abaixo, algumas imagens de como esse meu modelo fica, em uso. Ainda é um projeto em aperfeiçoamento, mas já estamos bem satisfeitos!

correia em ação

correia em ação 2

correia em ação 3

É isso! Nós gostamos de cor, eu e a Lívia, e pretendemos fazer modelos com outras cores e acabamentos, para diversas ocasiões. O legal desse sistema é que dá para trocar de correia num piscar de olhos. É só separar o velcro, puxar uma das extremidades pelo deslizador, e passar outra no lugar.  Tenho material para fazer quase 1 km de correia! Hahah! Se você alguma vez já quis uma correia assim, ou se aventurou a construir uma do zero, me conte nos comentários!

Follow:

3 Comments

  1. Saritha
    17/10/2014 / 13:30

    Ótima idéia Rafael!! Vou querer uma com cor mais feminina pra uma câmera só :)

    • 17/10/2014 / 18:43

      Ei Saritha!

      Se você animar de fazer uma do zero, mande uma foto depois pra gente ver como ficou! Comprei o material (a fita) dessa que eu fiz numa loja ao lado do colégio Olegário Maciel. Na rua Guarani tem um bocado de lojas desse tipo também!

  2. Delmar
    21/10/2014 / 20:42

    Rafael, muito legal !!! você é um artista que sabe explorar suas potencialidades, assim a vida fica mais gostosa né? bju.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>