As maravilhas de ter uma 85mm

As maravilhas de ter uma 85mm

lente 85mm canon

Oi povo! Hoje é o primeiro capítulo dessa série, sobre as lentes que revolucionaram o meu aprendizado de fotografia. Não é sobre uma 85m epecífica, mas sobre as lentes 85mm em geral. Antes de ter essa belezura acima (Canon), tivemos um outro modelo de 85mm da mesma marca, e imagino que as versões da Nikon, Sony, etc tenham as mesmas propriedades, que mudaram minha fotografia pra sempre.

Disclaimer: uma 85mm só é 85mm se estiver conectada a uma câmera fullframe. Nas câmeras mais comuns, ela “vira” uma 135mm, que é uma lente um pouco diferente. Para entender um pouco melhor a diferença entre câmeras fullframe e outros modelos, leia este post antigo aqui.

02 lentes

As lentes mais longas (chamadas lentes “tele” ou “telephoto”) não são apenas lentes para se tirar fotos “de longe”. São as lentes de 50mm para cima – e a 85mm é uma das mais curtas desse grupo. Quanto maior o número, mais fechado o ângulo de visão, ou seja, menos cenário aparecerá. Por isso, são boas lentes para “controle de background”. O problema é que, ao mesmo tempo, quanto maior o número, mais longe você tem que ficar da pessoa que estiver fotografando para conseguir enquadrá-la por inteiro. E nem sempre a gente tem esse espaço todo para se movimentar.

E é aí que a 85mm fixa brilha. Porquê? Por que, por ser relativamente curta, você não precisa ficar tão longe assim da sua/seu modelo. Mas como ela é uma lente fixa (também chamada de “prime”, ou seja, sem zoom), ela tem o poder de, através de sua grande abertura, borrar o cenário de um jeito muito pronunciado. Com uma lente dessas, o cenário só aparece se você quiser. E você pode transformá-lo em uma cascata de bolinhas coloridas sempre que tiver vontade. Vejam a foto abaixo:

lentes-20

Essa imagem foi feita com uma 20m, que é uma lente com o ângulo muito mais aberto, registrando uma grande parte do cenário. Eu estava há uns 6 passos da Lívia. Mais ou menos a essa mesma distância, mas usando uma 85mm, sua foto pode ficar assim:

lentes-7

Observem que aquele canteiro lá no fundo da primeira foto, que ocupava só um pedacinho do cenário, se expandiu para ocupar praticamente toda a largura da foto de baixo. Isso é um efeito dessas lentes mais longas. Elas pegam uma parte pequena do cenário e expandem. Esse fato, combinado com as grandes aberturas possíveis em uma lente fixa (f/1.2, nesse caso), possibilita causar essa impressão de isolamento entre o assunto principal e o fundo da foto. Observem também que o uso de uma 85mm cria, magicamente, um chapéu na sua cabeça, que não estava lá na foto de antes! :)

Eu sei que muita gente gosta de recomendações específicas, e por isso já vou indicar aqui a 85mm que, na minha opinião, tem o maior custo-benefício da linha da Canon. É a Canon 85mm f/1.8. Essas fotos do post não foram feitas com ela, mas teriam ficado bem próximas. E ela é uma lente bem mais barata do que a que usamos.

Ah, e outra coisa: as lentes 85mm, em geral, são boas lentes para fazer fotos de rosto. Primeiro, por conseguirem focar relativamente de perto, se aproximando bastante para ocupar boa parte do quadro com um rosto. Mas ao memo tempo, com a 85mm não é preciso “enfiar” a câmera na cara da pessoa sendo fotografada, para atingir esse tipo de enquadramento – ela permite uma distância confortável para fotos como a que segue abaixo.

lentes-18

A lente usada nessas fotos do post foi a 85mm f/1.2. Ela é gorda, lenta para focar, pesada, mas eu amo este trabuco. E ela deixa entrar o dobro de luz, comparada ao outro modelo. Existem outras 85mm feitas para câmeras Canon por outras marcas, como a Samyang e a Sigma. Nunca usei, mas são lentes elogiadas pela internet afora. Resumão: as 85mm são telephotos discretas, relativamente pequenas e leves, comparadas às suas primas maiores. São mais baratas que as tele-zooms, deixam entrar muita luz e produzem fundos desfocados muito bonitos.

lentes-4

É isso, audiência! Aguardem os outros posts da série, sobre as outras lentes que me ajudaram e que ganharam um lugar permanente no nosso arsenal.

 

 

Follow:

4 Comments

  1. 21/11/2014 / 12:47

    Andei dando uma olhada em algumas câmeras, mesmo sem muito conhecimento na area, acho que vai sair meio “salgado” ter uma boa câmera

  2. 24/11/2014 / 15:33

    Ei Caio!

    Não é tão caro assim não!
    Tem muita câmera excelente, que por ter saído de linha, tem um valor bem em conta. Procure por “Rebel Xti”, por exemplo, no mercado livre. É uma ótima câmera.

    Ou então procue uma SLR de filme no EBAY, se não fizer questão de uma digital. Tem bagatelas por lá!

    Abraço,

    Rafael.

    • 06/03/2016 / 09:24

      Eu uso “Rebel Xti” com a lente 85mm, apenas perco no crop e tenho alteração na distancia, resultado final igual da fullframe. “uma 85mm só é 85mm se estiver conectada a uma câmera fullframe.” Compreendo física e os equipamentos, mas nos dois como profissionais sabemos que resultado será apenas o que nos vamos fazer. Boa postagem! Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>