Por que minha câmera não tira fotos profissionais?

Por que minha câmera não tira fotos profissionais?

camera dial

Um cara falou para o fotógrafo: “Uau, sua câmera tira ótimas fotos!” Ao que o fotógrafo respondeu: “Uau, sua boca faz ótimos elogios!”

Essa piadinha nos lembra que câmeras não tiram fotos, e bocas não fazem elogios – são as pessoas por trás delas. Eu me lembro de quando comprei a minha primeira câmera. Entrei no Flickr, e lá havia a opção de ver fotos tiradas com determinado modelo de câmera. Cliquei no nome da minha, uma rebel xti, e fiquei maravilhado com a primeira foto que eu vi. Era uma imagem de um carro, no meio de uns cavalos, em um estúdio. A imagem poderia muito bem estar num anúncio de uma grande revista, e tinha sido feita com uma câmera igual à minha! Fiquei tão deslumbrado que nem vi os milhões de fotos medíocres que vinham a seguir, tiradas com a mesma câmera.

O fato é que essa nomeclatura de “câmera profissional” ou “semi-profissional” engana muita gente. O que é profissional é o conjunto fotógrafo-câmera. A câmera é só metade da coisa.

Ou nem isso.

É que a câmera não é o único equipamento usado por um profissional. Ela é só um dos elos da corrente, que abrange lentes variadas, flashes externos e seus disparadores, modificadores de luz gigantes, e, às vezes, uma equipe para operar tudo isso. Não quero dizer que uma boa câmera não faz diferença. Faz, e muita. Só que há outras coisas que fazem diferença também, e que estão ao seu alcance nesse exato momento.

livia grey

Por exemplo, o cérebro por trás da câmera, que comanda os seus dedos para que apertem os botões certos. O cérebro é um equipamento que você tem de fábrica, e upgrades gratuitos estão disponíveis por todo lado, principalmente na intenet. O que eu mais escuto é: “comprei uma câmera legal, que troca de lente e tudo, mas ainda não estão saindo fotos tão legais, tenho que fazer um curso”. Cursos podem ser legais, mas o que pouca gente sabe é que quase tudo que se aprende em um curso está disponível pela internet, principalmente em sites gringos, mas há boas excessões como o Liraby :)

internet fotográfica

Uns dois anos depois de ter visto aquela foto do carro, eu provavelmente conseguiria tirar uma mais ou menos equivalente. Eu já sabia como era feita esse tipo de imagem, já tinha uma ou duas lentes bem legais, sabia operar um flash externo, tudo aprendido na internet, pelos sites que eu lia no meu antigo serviço, quando o trabalho me dava sono. Portanto, eu já tinha melhorado em todas as áreas: conhecimento, equipamento e prática. E não era por obrigação ou formalidade, mas por curiosidade – lia sobre o assunto e fotografava quando dava vontade.

camerinha camerona

Portanto, não espere tirar fotos de capa de revista imediatamente após comprar uma câmera mais gordinha. Com ela, você pode vir a tirar, é totalmente possível, mas há alguns passos até que chegue lá. Uma câmera dessas, com o flash embutido ligado, a lente básica que vem com ela, e um fotógrafo novato por trás do visor, provavelmente não farão nada que uma camerazinha compacta não faria. De todas as coisas que podem ser melhoradas, a mais importante delas é o próprio fotógrafo, que só precisa de curiosidade e disposição para evoluir. Sua câmera tirará fotos profissionais, quando você estiver em um nível profissional!

Follow:

6 Comments

  1. Saritha
    08/10/2014 / 12:09

    Adorando as aulas por aqui também Rafael :)

  2. 09/10/2014 / 11:08

    Aeee Saritha! Valeu demais a visita!
    (Rima não-intencional, hahah!)

  3. 25/10/2014 / 02:09

    Maravilha de post! Vou usar essa resposta quando ouvir uma gracinha dessas de novo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. 23/11/2014 / 01:20

    Hey Rafael! Já estive aqui outra vez (outras vezes, na verdade, porque sou apaixonada pelas fotos suas e da Lívia) e gostei bastante do seu post sobre Photoshop. Voltei depois e achei que tinham desistido do blog. Fiquei muito feliz em encontrá-los na ativa de novo! :D Achei muito bom esse post (assim como o que você falou sobre a lente 80mm, fiquei bem interessada e vou pesquisar mais sobre). Eu e meu namorado somos apaixonados amadores por fotografia e buscamos sempre melhorar nosso “amadorismo” e é muito bom ver profissionais como vocês dando dicas valiosas como essas. Obrigada! :D

    • 24/11/2014 / 15:07

      Ei Thuany! Que bom!!
      Por favor, continue sempre dando feedback, pra gente saber se os novos posts estão agradando ou não!

      E se arrumarem uma 85mm, prometo que não irão se arrepender! :)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>