Glass matters

Glass matters

Olá audiência! Meu negócio aqui no liraby é só fotografar, mas de vez em quando eu me meto a escrever também. Hoje vou começar uma série de posts com dicas para fotógrafos iniciantes!

Muita gente vê nossas fotos aqui e pergunta que câmera estou usando. Técnica, luz, tratamento, tudo faz diferença na imagem final. Mas não vou mentir: câmera e lentes também fazem muita diferença nas fotos. Vou começar falando, então, sobre as lentes fixas.

Essas são as nossas fixas. A menorzinha mais à frente é a 50mmf/1.8 da Canon, uma ótima lente pra quem está começando. É barata, pequena, e fácil de encontrar!

Deixa eu rebobinar um pouco: há muito tempo atrás, eu decidi usar uma câmera que possibilitasse a troca de lentes. Comentarei sobre essa minha escolha em outro post. Mas se a sua câmera não troca de lentes, leia o post assim mesmo! Quem sabe você não resolve mudar de time?

Agora volytando ao assunto das lentes, elas podem ser divididas em 2 tipos: lentes fixas e lentes “zoom”. A lente “zoom” (a maioria das câmeras compactas vem com uma), é aquela que permite que você se “aproxime” ou se “afaste” dos objetos sem realmente sair do lugar. Já com uma lente fixa, você tem que andar vários passos pra frente ou pra trás, para mudar o enquadramento.

Então você pensa: pra que alguém vai querer uma lente fixa então? Pois a dica de hoje é: se você puder, arrume uma lente fixa!

As vantagens são muitas. A maior delas, para mim, é o “look” que essas lentes podem dar pras fotos. Sabem aquelas fotos, em que se vê apenas uma pequena parte da cena está em foco nítido, e o resto todo da foto se derrete como em um sonho? Então. Eu não me canso desse efeito. E as lentes fixas são mestres na arte de borrar o cenário ao fundo de uma foto. Tudo fica com um clima etéreo, dá pra destacar apenas aquilo que você quer, e sumir com o que você não quer!

Foto tirada com uma zoom comum, uma 18-55. Tentando focar apenas na boneca roxa, isolando ela ao máximo permitido por esse tipo de lente.

Foto tirada com uma 35mm fixa. Escolhi focar apenas a boneca roxa, e fazer o resto virar uma manteiga!

Foto tirada com uma 85mm fixa. Novamente, dá pra isolar apenas a bonequinha da frente!

Outra: Se você tem o costume de fotografar em locais onde a luz é fraca (como por exemplo, dentro de casa, em festas noturnas, etc), e não quer usar o flash embutido da câmera, a solução é uma lente fixa! As lentes fixas, em sua maioria, conseguem capturar muito mais luz do que uma zoom. Minha fixa preferida deixa entrar 4X mais luz do que a minha zoom!

Tirei essa foto da Lívia no meio da noite, sem flash nenhum. O único jeito de fazer isso é com uma fixa que consiga capturar muuuuita luz.

Tem também o preço: Lentes fixas costumam ser mais baratas do que uma zoom equivalente. As fixas também costumam ser muito menores e mais leves, e chamam menos atenção para a sua câmera. Bom para os tímidos e os que fotografam pelas ruas e não querem ser notados!

Então, se estiverem se sentindo aventureiros, arrumem uma lente fixa. Comprem uma baratinha mesmo, usada, no mercado livre que seja. Abra o diafragma no máximo e divirta-se! E se tiver alguma dúvida, solte aí nos comentários.

Follow:

34 Comments

  1. 12/08/2011 / 11:44

    Adorei suas dicas. Super didático.
    Eu tenho uma Zenit, antigona, só que a bichinha é analógica e estou sem utilizá-la… A objetiva dela sai, mas não sei usar muito… Vou ficar ligada aqui no Liraby para ver as próximas dicas.

    Abração.

  2. 12/08/2011 / 11:45

    Amei as dicas, infelizmente só tenho uma camera comunzinha, então não dá pra fazer fotos tão boas, mas sempre é bom saber um pouquinho mais e quem sabe uma hora sobre um dim dim pra comprar uma camera semi profissinal, e ai qual vc indicaria??
    Bjos’s

    • 12/08/2011 / 13:12

      Ei Liane! Bom que gostou!
      Dá pra fazer fotos legais com câmeras mais comuns também! Alguns posts serão sobre dicas mais gerais, que funcionarão na maioria das câmeras.

      Eu recomendaria, como uma boa opção de entrada no mundo das câmeras de lentes intercambiáveis, uma canon digital da linha REBEL. Pode ser qualquer uma dessa linha. E você encontra uma rebel usada por aí por menos de mil reais, hoje em dia. Se quiser comprar uma nova, eu indicaria a REBEL T3.

  3. 12/08/2011 / 11:45

    Complementando o coment anterior: Você poderia dar umas dicas sobre máquinas analógicas?

    ;)

    • 12/08/2011 / 13:21

      Oi Rejane! Não tenho muita intimidade com as analógicas, mas tudo que eu disse aqui nesse post (e muito do que ainda vou dizer) se aplica a elas também! Inclusive, essas lentes que eu mostrei serveriam também em qualquer câmera analógica da Canon, desde que fossem da linha EOS. Se você quiser experimentar lentes fixas diferentes, leve sua câmera numa loja que venda lentes usadas, e procure algumas que sirvam nela. Aqui em BH, no Pedro Cine Foto, tem prateleiras inteiras cheias de lentes antigas à venda, e que por estarem em desuso há uma década (ou mais), são bem mais baratas que as lentes atuais!

  4. João
    12/08/2011 / 14:05

    Olá, essa é uma dica simples porém muto boa. Rafael, por que não tem postado mais no Lira? Sempre dou uma passada lá mas já faz um bom tempo que não tem nada novo. Gosto muito dos seus posts, o que houve?

    • 12/08/2011 / 14:40

      Oi João! Tô sumido né?
      É que nós estamos reconstruindo o site da LIRA do zero! Está quase pronto, e em breve colocaremos ele no ar. Estamos muito ocupados organizando tudo, e acaba que não sobra tempo para fazer os posts de lá, que exigem um pouco mais de mim, pois são mais complexos…
      Mas vou voltar com força total lá, em breve! E enquanto isso, vou dando umas dicas mais simples por aqui!

  5. 12/08/2011 / 15:54

    Adorei essa dica Rafael, eu tenho uma Canon T1i e estou querendo muito uma lente 50mm achei uma no mercado livre e estou 100% de certeza que vou comprar, todo mundo fala das maravilhas de uma foto tirada com ela!

    • 12/08/2011 / 16:36

      Ei Luana!
      Vai fundo! As cinquentinhas são finas. A f/1.8 é baratinha e muito boa. Recentemente brinquei com a f/1.4, e também gostei demais. Mas fique sabendo: em câmeras como a sua, o ângulo de visão dela é meio apertado (próximo de 80mm), e em consequencia, você vai ter que estar a uma boa distância da pessoa para tirar uma foto de corpo inteiro!

      • 16/08/2011 / 22:09

        Hum bom saber disso..obrigada pela dica! :)

  6. 12/08/2011 / 21:32

    Oi livia.
    Tem como você me passar o email do blog ou outro email de vocês??
    Quero lhe fazer um convite.
    Bjinhoss

  7. 12/08/2011 / 21:42

    Olá Rafael, assim como a Luana, tô querendo comprar uma 50mm para minha nikon d90, que veio somente com a 18-105mm do kit. Você acha melhor a f 1.8 ou 1.4? Vi que o preço da 1.8 é mais em conta. E a 50 mm pra nikon d90 você sabe se fica bacana ou se tenho que dar essa distância grande pra tirar foto de pessoas de corpo inteiro desfocando o fundo?
    Obrigada!

    • 13/08/2011 / 00:14

      Ei Patrícia!

      Sua câmera também tem o sensor cropado (APSC), que a Nikon chama de formato “DX”. Isso quer dizer que, ao colocar uma lente na sua câmera, ela se comporta como se fosse outra lente, 1,5 vezes mais “longa”. Pra calcular como será o ângulo de visão real, é só multiplicar os “milímetros” por 1,5. (pra quem tem Canon, o número é 1,6)

      Fazendo as contas, sua 18-105mm, na verdade, se comporta como uma 27-157mm… E uma 50mm se comportaria como 75mm.

      Já que vc tem uma zoom, eu aconselho vc que faça um teste: coloque ela em 50mm, (que na prática é 75, mas está marcado como 50 na lente) e olhe através do visor. Essa é exatamente a visão que a 50mm fixa vai te dar. Tente passar um dia inteiro sem encostar no anel de zoom, só usando a lente em 50mm. É assim que você vai se sentir com a fixa.

      Você vai perceber que pra caber uma pessoa inteira, você vai ter que estar um pouquinho longe, tipo uns 5 passos. Se sua câmera fosse uma fullframe, você teria que estar a uns 3 passos da pessoa. Numa fullframe, 50mm é 50mm, de verdade.

      Não conheço de perto as lentes da Nikon, mas via de regra, entre duas lentes de mesma distância focal (no caso, 50mm), a melhor costuma ser a que deixa entrar mais luz, no caso a f/1.4. E ela sempre será mais cara, também.

      • 14/08/2011 / 18:04

        Obrigada pela dica, Rafael. Vou usar no 50mm pra ver! Aos poucos vou aprendendo!

  8. 16/08/2011 / 01:32

    Aaah, nem me lembre disso! Ando louca por uma 50mm 1.8, mas o autofoco dela não funciona na D40 :( Agora minha meta é trocar por uma D90 o mais rápido possível. hahah
    Enquanto isso, fico sonhando com minha lente. :P Esse final de semana peguei uma do meu tio para brincar um pouco e que maravilha! Sem noção, fiquei com mais vontade ainda. D:

  9. 16/08/2011 / 10:30

    Rafael, você está falando grego pra mim!rs

    Acabei de comprar uma Nikon P500.. e aí?
    Minha lente é fixa ou com zoom?rsrs Acabei de recebê-la e ainda não tive tempo de descobrir muita coisa ainda.. Mas estou gostando muito da qualidade da imagem!

    Faz mais posts sobre câmeras, please!

    abraço!

  10. 16/08/2011 / 11:08

    Ei Mirelly! Jájá você acostuma com esse palavreado esquisito de fotógrafo!

    Sua lente é uma zoom , que vai de 4mm até 144mm (isso vem escrito na frente da lente). Mas na verdade sua lente equivale a uma 22.5–810mm. Ela não consegue deixar entrar taaaanta luz como uma fixa, nem desfocar tanto as coisas de perto. Mas é muito versátil!

    E pode deixar, que vou fazer muitos posts de equipamento.

  11. 16/08/2011 / 18:05

    OI!!!!
    Amei muito o blog!!!
    Já estou por aqui tb!!!
    Obrigada pelo recadinho!!!
    Beijinhos,
    Nique!

  12. Priscylla
    30/08/2011 / 11:09

    Olá Rafael parabéns pelo post, e por seu trabalho…suas fotos são DIVINAS. Me da um help rs? Sou fissurada por fotografia nunca fiz curso, amo ser fotografada e fotografar mas nunca passei de uma digital comum haha. Em outubro vou viajar e comprar uma câmera estou em duvidas entre a D90, D7000 e D 5100. Nao vou trabalhar com isso, vai ser só pra lazer mesmo, mas sonho(verdade rs) em fazer essas fotos com o fundo meio desfocado…e fazer fotos de alta qualidade de por ex crianças em movimento…qual vc me indicaria? E com quais lentes? Desde já obrigada e mais uma vez parabéns.

    • 30/08/2011 / 15:51

      Eu não conheço quase nada de NIKON, aí não sei falar sobre essas câmeras… Uso só CANON. Das CANONS, recomendaria, como uma boa opção de entrada no mundo das câmeras de lentes intercambiáveis, uma canon digital da linha REBEL. Pode ser qualquer uma dessa linha. E você encontra uma rebel usada por aí por menos de mil reais, hoje em dia. Se quiser comprar uma nova, eu indicaria a REBEL T3.

    • 30/08/2011 / 15:53

      Suelen, não conheço esse site… Mas o preço parece que está na faixa. Procure se informar sobre o vendedor antes de gastar esse dinheiro todo!

  13. 30/08/2011 / 22:38

    Acabei de descobrir o blog, to adorando.
    Sou nova nessa coisa de cameras, mas amo fotografia. Minha pergunta é: A Nikon P100 nos dá essa possibilidade de lente?
    Obrigada,
    Luana

    • 30/08/2011 / 23:53

      Oi Lu,
      Eu entendo tanto de nikon quanto você, mas dei uma googlada aqui, e vi no primeiro link que apareceu: ela é uma compacta. Compactas não trocam de lente, e têm sensores menores (que costumam ser piores, mesmo que tenham um trilhão de megapixels).

  14. Priscylla
    31/08/2011 / 01:20

    Obrigada Rafael…Eu fiz 2 books em 2009, a fotografa usou a D90. Mas como vou comprar a minha nos EUA, pensei em comprar logo uma ótima máquina e lentes, nem que depois eu me vire nos 30 pra aprender a mexer, já que lá os preços são bemmm melhores que aqui….

  15. 31/08/2011 / 14:27

    Qual o conselho que vc me dá para comprar uma camera que troque de lentes, seja boa e não seja tão cara?
    Obrigada,

  16. 31/08/2011 / 14:54

    Genteeee, seu blog é tudo o que eu precisava na minha vida!! Amei as dicas. Só queria entender melhor (desculpem, sou TOTALMENTE leiga, mas com uma imensa vontade de aprender) uma coisa: essa numeração que vocês fotógrafos usam (na primeira foto da boneca vc diz que usou uma “18-55″) é o que? O que é esse “18-55″?? Pra que serve e que diferença faz?
    Quero muito comprar uma câmera mais profissional e aprender mais. A minha é aquela super comum da Sony, cybershot, pequenininha, de 14mp.

    Obrigada, parabéns pelo blog e, por favor, continuem dando dicas de fotografia! Beijo!

    • 31/08/2011 / 16:42

      Oi Lorena!
      Toda lente tem um número desse. O número descreve a distância focal da lente. Acho esse termo meio enganador, prefiro o inglês “focal length”. É o principal atributo de uma lente, e esse número sempre vem seguido de “mm” (milímetros). Quanto menor o número, maior o ângulo de visão. Quanto maior o número, menor o ângulo de visão.

      Quando a lente tem dois números, como no seu exemplo “18-55mm”, significa que é uma lente de zoom, ou seja, que varia de “focal length”. Nesse caso, a lente varia de 18mm até 55mm. Geralmente se faz isso rodando um dos anéis da lente. Olhando através da lente em 18mm, você enxergará uma cena ampla. Dando “zoom in” até 55mm, você estará fechando o ângulo de visão, mantendo o tamanho da imagem. O efeito é o de “chegar perto” do assunto, dentre outros efeitos. Lentes com apenas um número de “mm” são as lentes fixas, que mostrei nesse post. Com elas não tem como dar zoom in nem zoom out, mas como eu demonstrei, elas tem suas vantagens. Pra mudar o enquadramento com elas, o jeito é andar pra frente e pra trás.

      Ilustração das focal legths:
      http://geekhuts.net/blog/wp-content/uploads/2011/01/focal-length.jpg

  17. 13/09/2011 / 12:28

    aquelas duas lentes grandes atras na foto, oq elas tem na lente? alguma protecao? a minha é funda igual a cinquentinha, nao é reta assim…

    • 13/09/2011 / 12:53

      É exatamente isso, Ana: um filtro de proteção. Eu não pus um na cinquentinha por ela ser muito barata. Um bom filtro custaria quase o preço da própria lente, por isso, não compensava.

      Mas todas as nossas lentes mais caras tem um filtro de proteção. É um sossego para quem trabalha rápido, em ambientes imprevisíveis.

  18. 22/09/2011 / 13:37

    Olá, tenho um trabalho de fotografia pra fazer de linguagem fotográfica e queria saber dicas de fotos para tirar à noite!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>