Câmeras na Estrada: Tiradentes

Câmeras na Estrada: Tiradentes

Liraby_Tiradentes01b

Em Maio desse ano, a gente foi passar uns dias em Tiradentes. Não conhecíamos a cidade, e confesso que fomos sem grandes expectativas. Pra mim seria bem parecido com um passeio por Ouro Preto. Mas foi só chegar na cidade pra eu já ficar totalmente apaixonada! Gente, que lugar delicioso! Quem não conhece, recomendo demais! Quem já foi, aposto que vai concordar comigo!
Tiradentes além de linda, tem um ar diferente… é daquelas coisas difíceis de explicar, tem que ir e sentir. A gente foi no meio  da semana, então tava tudo super tranquilo. Passeamos muito pelas ruazinhas e becos. Diferente de Ouro Preto, lá é bem planinho (tem subida também, mas é menos!) então fica bem fácil passar o dia caminhando. E sempre, claro, dando uma paradinha pra tomar um café, comer um docinho, ficar observando as pessoas na pracinha das charretes, olhar os artesanatos… Gostoso demais! Pra quem tá querendo descansar a mente, não tem nada melhor!

Liraby_Tiradentes27 Liraby_Tiradentes28 Liraby_Tiradentes29 Liraby_Tiradentes22 Liraby_Tiradentes24 Liraby_Tiradentes26 Liraby_Tiradentes25

Nós só ficamos 3 dias, mas deu pra passear bastante. No dia em que chegamos, a dona da pousada em quem a gente se hospedou, nos recomendou vários restaurantes para almoçar, dentre eles, o Bar do Celso, que na opinião dela era o mais simples, barato e gostoso, ou seja: total nossa cara, haha!

Gente, ô comida boa viu! Pra quem curte uma comida mineira “true”, não tem nada melhor!  [ Rafael : Simplesmente o melhor tropeiro que eu já comi. Não conseguimos comer absolutamente tudo, porque era MUITA comida. Saí chorando por ter que deixar um restinho pra trás. ]

Outra recomendação que amamos foi o passeio até Bichinho! O povoado fica bem perto de Tiradentes e é bem tranquilo de ir de carro. (Devem ter ônibus e/ou vans que fazem o trajeto também, infelizmente não fiquei sabendo como funciona!) Bichinho é encantador, lá o que mais se vê, são ateliês e lojinhas de artesanato. Tudo bem simples mas muito charmoso e colorido. Assim como em Tiradentes, a gente sente um clima gostoso, acolhedor e tranquilo, ideal pra passear a pé, admirar e absorver toda a beleza do lugar.

Eu fiquei doidinha! Até comecei a procurar casinhas à venda, hahaha!  E olha isso! Tava eu lá, já totalmente encantada com a cidadezinha, quando de repente, subindo uma escadinha que quase me passou despercebida, encontrei uma loja de flores de papel! Vocês não tem noção, fiquei em choque, era um sinal de que eu realmente tinha encontrado meu lugar no mundo, kkk! Conversei com o dono, pedi pra tirar foto, comprei umas florzinhas e nem consigo me lembrar de como eu sai da loja. Acho que foi o Rafael que me arrastou pra fora, hehe.

Liraby_Tiradentes10 Liraby_Tiradentes13 Liraby_Tiradentes14 Liraby_Tiradentes15 Liraby_Tiradentes16 Liraby_Tiradentes17 Liraby_Tiradentes18 Liraby_Tiradentes11 Liraby_Tiradentes12 Liraby_Tiradentes19

Mas continuando minhas humildes recomendações, tenho mais duas que adoramos!
A primeira é o Bosque Mãe D’água. A entrada dele é na lateral do Chafariz de São José, que fica na área central, bem fácil de achar. Se trata na verdade de uma trilha no meio da mata, mas que tem um detalhe que dá todo um encanto pra caminhada: junto ao trajeto tem um aqueduto que leva a água desde a nascente até o chafariz. O barulho gostoso da água correndo e a riqueza do verde por todo o bosque, faz esse ser um passeio que vale muito a pena!

Liraby_Tiradentes31 Liraby_Tiradentes32 Liraby_Tiradentes33 Liraby_Tiradentes34

E a última dica é um passeio que inventamos de última hora e foi um dos melhores! Alugamos bicicletas (num local especializado em turismo ecológico que fica atrás da rodoviária) e fomos pedalar por uma estradinha de terra. O que era pra ser uma passeio super tranquilão, pra gente foi uma verdadeira aventura! Tinha décadas que nem eu nem o Rafael colocávamos os pés em uma bicicleta. Só sei que eu ri demaaais, era cada um mais capenga que o outro! Até que por fim, a gente pegou o jeito e conseguiu andar em linha reta e deu até pra curtir um pouquinho da paisagem. Agora o highlight do passeio: no fim da trilha tem uma parada, onde você pede a tal da limonada na chaleira. Nossa, no calor que tá aqui no escritório, não posso nem pensar muito nessa delícia!

Ah, e pra quem tiver mais empolgado, a limonada na chaleira pode virar caipirinha na chaleira! Imagina a volta pedalando? Vou confessar que eu quis arriscar viu! kkk!
Infelizmente eu não lembro o nome do lugar, mas tenho certeza que perguntando na cidade, o pessoal vai saber dar as coordenadas. Não deixem de ir, porque é muito divertido!

Liraby_Tiradentes36 Liraby_Tiradentes37 Liraby_Tiradentes38

Sem tripé e sem estranhos pra gente recorrer, tem que usar a flexibilidade criatividade pra conseguir uma foto bonitinha do casal. (A lá de cima, quando a gente tava perto da igreja, foi feita arremessando a câmera. Técnica arriscada que, eu medrosa, deixo por conta do Rafael.)
Liraby_Tiradentes02 Liraby_Tiradentes03 Liraby_Tiradentes30 Liraby_Tiradentes07 Liraby_Tiradentes20 Liraby_Tiradentes09 Liraby_Tiradentes21 Liraby_Tiradentes06 Liraby_Tiradentes35 Liraby_Tiradentes08

[ Rafael: Sobre os vira-latas de Tiradentes: essa cidade tem a maior concentração de cães de rua amigáveis e bonitos que eu já vi. E são bem gordinhos – acho que sei pra onde o meu resto de tropeiro foi encaminhado :) ]

Follow:

7 Comments

  1. pri
    29/09/2014 / 17:29

    Que lindos! Delicia de passeio!!!!

  2. Delmar
    30/09/2014 / 15:20

    Lugar mágico! lindas fotos,alto impacto sensorial (rsrs) bjus.

  3. 03/10/2014 / 21:22

    as fotos estão lindas (como sempre!)

    sabem que eu nunca gostei muito de MG… Sei lá porque. Fui algumas vezes, não me encantou. Mas recentemente tenho visto fotos tão lindas que acho que preciso dar uma segunda chance ao estado. Essas fotos me encantaram.

    E a comida é maravilhosa mesmo! Estou até imaginando agora. >,<

  4. Ju
    29/10/2014 / 14:16

    Quanto aos cachorros, no Chile é absurdo a quantidade deles nas ruas.
    Todos gordinhos. Todos super amigáveis.

    • Lívia Kizli
      03/11/2014 / 17:54

      Nossa, sou louca pra conhecer o Chile! Bom saber que lá também vamos ver cachorrinhos gordinhos e amigáveis! :)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>