6 Dicas pra uma Noiva DIY

Postado por: Lívia Kizli | Categorias: Dicas, Liralife

dicas_para_a_noiva_casamento_diy

Já contei um pouco sobre como foi minha experiência de noiva que resolveu fazer quase tudo no seu próprio casamento. Já vai completar 3 anos que passei por isso, e até hoje o assunto rende muita conversa! Muita gente ainda se espanta com a minha coragem, quer saber como eu fiz pra dar conta, etc… Pensando nisso, e juntando com o fato de eu também adorar o tema, pretendo continuar compartilhando aqui, um pouquinho do que aprendi.

Hoje vim dar 6 dicas que eu na verdade nem sei se são dicas… Talvez esteja mais para “Os 6 Mandamentos da noiva DIY“? “6 Avisos antes de se tornar uma noiva DIY“? Podem dar suas sugestões pro título!

Mas de qualquer forma, vou começar:

1 – Você tem que gostar MUITO de colocar a mão na massa!
Pode parecer óbvio, mas esse é sim o item mais importante. Menina do céu, se você não tem costume de fazer projetinhos manuais, não tem paciência, não tem persistência… Acho melhor você repensar antes de resolver embarcar nessa canoa, hein! Tem que gostar de manchar a mão toda de tinta, melecar a mão de cola, dar uma de sacoleira e sair pelo centro da cidade caçando mil e uma bugigangas, ficar em casa dobrando papel enquanto suas amigas tão indo pro shopping… Enfim, é complicado mesmo e exige muita vontade e muito amor! 

01 04

2 – Você vai ter que planejar em dobro!
Resumindo bem, o que eu quero dizer é que uma noiva normal tem um grande projeto em suas mãos. Ele se chama “Meu casamento”. Uma noiva DIY tem dois grandes projetos em suas mãos. Um é o “Meu Casamento”, que vai ser praticamente igual ao da noiva anterior, e o outro vai ser o “Minha Decoração”. E sim, os dois são bem complexos, os dois vão te dar muito trabalho, mas é aquela coisa… Pra quem curte e faz questão de fazer-você-mesma, vale muito a pena essa dupla jornada planejante. \o/

06

3 – Você precisa ser realista!
Essa coisa de DIY já despirocou total, hoje em dia fica fácil ver que já deixou de ser simplesmente uma sigla pro faça-você-mesmo e virou quase que um estilo de decoração. Então cuidado, não pire muito no Pinterest! Lá você vai encontrar vários casamentos, que só por terem alguns elementos feito à mão, são tidos como DIY, mas na verdade foram feitos por empresas e profissionais. Nada contra os decorados por fornecedores, claro que não! Mas aí o faça-você-mesmo se perde né? E você entra lá, vê um casamento DIY desses, que precisou de toda uma equipe para ser decorado, com vários objetos que a gente nem encontra no Brasil, arranjos de flores transbordando peônias, e você cisma que vai fazer igualzinho, tudo com suas próprias mãos?

Ó, pezinhos no chão, referências compatíveis com seu orçamento, seu local, sua disponibilidade de tempo e sua habilidade são outro ponto importantíssimo pro sucesso da sua decor! Keep it real! 

02 12

4 – Você não pode sofrer por qualquer coisinha que der errado!
Na verdade isso vale pra qualquer noiva, mas no caso da noiva DIY, mais ainda! Quando a gente cisma que vai fazer alguma coisa pela primeira vez, criamos aquela imagem mental idealizada de quão perfeito o resultado vai ficar. Mas, infelizmente, nem sempre tudo corre tão bem assim. Tem vezes que algo que parecia ser fácil é na verdade super complicado, tem vezes que algo que a gente achou bonito no Pinterest, não fica tão bonito na vida real… Ou seja, ao longo do caminho, a gente sofre umas desilusões projetuais, haha! Pode ficar frustrada, sofrer um pouquinho, mas tem que ser bem pouco mesmo! É, porque o tempo continua correndo! Se você já assumiu o compromisso com sua decoração, não pode perder um minuto sequer, então o negócio é largar pra lá o que deu errado e partir pra uma próxima idéia! Foi assim que eu fiz muuuitas vezes, faz parte! :)

03

5 – Não pense que decoração DIY é sinônimo de decoração barata!
Pois é, tudo vai depender muito do seu projeto! Eu acho sim, que fazer a própria decoração, na maioria das vezes deve ficar mais barato do que contratar uma empresa, pois você elimina o valor das horas do profissional e etc… Mas, é bom ficar bem claro, que o fato da pessoa fazer por conta própria sua decoração, não necessariamente significa que ela vai gastar pouco! As vezes, pra conseguir chegar no projeto que ela sonhou, ela precisa alugar o mobiliário e objetos dos fornecedores mais caros, escolher as flores mais raras, comprar uma grande quantidade de material, e com isso acaba gastando uma boa graninha.

Outro ponto importante no custo da decor DIY! Lembra que falei ali em cima, de deixar de pagar os honorários de decoradores? Mas e o seu tempo, quanto vale? Porque você vai gastar bastante dele… E vai ser o valor de hora-extra, porque se for como no meu caso, vão ser noites e finais de semana por conta… Então pense nisso na hora de fazer o cálculo! Na minha opinião, se o motivo for somente economizar $$$, nem é tão vantajoso não, viu!?

05

6 – Saiba que a parte do yourself é na verdade ourselves!
Hora do marido pensar: Ih, sobrou pra mim! Kkk!!! Mas falando sério gente, o que teria sido o visual do meu casamento, se não fosse Rafael e Mamis me dando apoio moral e braçal? Desastre! Epic fail! 

A parte da criação e das definições do projeto, podem até ficar na mão apenas da noiva de um de vocês… Mas a parte da mão-na-massa, queridíssimas, não pensem duas vezes: arrumem ajudantes! O melhor é se for o noivo né? Afinal o casamento é pra vocês dois! Mas se não der, chame a mãe, irmã, melhor amiga… Você vai precisar de pelo menos uma pessoa pra te ajudar. Acho meio impossível dar conta sozinha! Ah, e na hora de escolher, pense bem na personalidade do seu companheiro(a) de aventuras! Não vai chamar alguém que te estressa, te desorienta, ou te dá mais trabalho do que ajuda, hehe! Afinal de contas, esse processo todo tem que ser divertido pra você! Podem acreditar, eu me diverti demais e morro de saudades!

11 08

Bom, acabei por hoje!

Espero não ter assustado vocês, haha! Eu quis ser bem honesta, não acho legal ficar falando que é tudo um mar de rosas, quando na verdade tem suas dificuldades sim! Mas os caminhos com obstáculos podem ser os com o final mais recompensante! Então se você se identifica, se também tem esse foguinho criativo dentro de você, vai em frente, eu te apoio mesmo!!! E vem aqui depois me contar como foi, ok?

10

Bjos pra vocês, e até o próximo post!

OBS: As fotos que ilustram esse post, são uma mistura de fotos de posts antigos, algumas de posts ainda por vir, foto do meu casamento feita pelo Rafael, fotos da nossa lua de mel em NY e uma foto minha com a nossa amiga Marcella Lisa, do Blog Berries and Love :)

Gostou do Post? Compartilhe!
Comentários do Facebook
9 comentários
  1. Marcella Lisa  06.Feb.2015 - 17:22

    Ai que lindo me ver aqui!! Arrasou no post (como sempre), Li!
    Sou fã de vocês!

    Beijos

    Responder
  2. Ana  06.Feb.2015 - 22:44

    Eu penso em fazer boa parte do meu, tipo a decoração, convite… mas nem tudo! Senão surtaria, pois não sou boa com os detalhes e a parte do mão na massa.

    =)

    Responder
  3. ☾ LUA ☾ (@EuCrioModa)  08.Feb.2015 - 00:46

    Adorei o post, e aquela sua primeira foto toda descabelada? Super verdadeira!rsrs
    é isso ai o companheiro tbm tem colocar a mão na massa

    Responder
  4. Caio  09.Feb.2015 - 10:50

    Toda vez que eu entro aqui eu fico apaixonado pela arte de fotografar! Já até dei umas pesquisada em cursos, mas meus horários são tensos…

    Responder
  5. Karyne  17.Feb.2015 - 19:10

    Só quem passa por isso tudo aprende essas dicas aí auihauihaiuha
    Passei meu casamento com uma lista enorme de dicas tb hahahaha

    Blog do Sofá

    Responder
  6. Jessica  25.Feb.2015 - 18:43

    Realmente é tudo isso ai mesmo que você falou! EU não fui uma noiva 100% DIY, mas tiveram várias coisa que eu mesmo fiz. E olha, você pensa que vai ser fácil, que é rapidinho, mas dá muitoooo trabalho e gasta muitooo mais tempo ainda. Quando você pensa que que vai gastar 1 dia você gasta 3, quando pensa que vai gastar um valor, você gasta 3x mais, rsrsr. Mas no final tem aquele saborzinho de realização que vale muito a oena. ^^

    Bjinhos
    Jeh

    Responder
  7. Vania  11.Mar.2015 - 17:10

    Não tenho nem dúvida… tenho certeza absoluta que este post foi pra mim…

    Responder
  8. Sandra  10.Oct.2016 - 10:57

    Estou tentando fazer uma cerimonia DIY, com apoio de familiares, teria uma dica para comprar flores baratas em BH?

    Responder
    • Lívia Kizli  18.Oct.2016 - 18:08

      Só conheço a Holambelo Sandra!

      Responder
Deixe o seu comentário