DIY: Estante de Cordas

DIY: Estante de Cordas

Oi, aqui é o Rafael! Lembram daquela estante que decorou o ensaio do nosso Concurso de Dia dos Namorados? Pois é, mostraremos como fazer uma igual.

Na verdade, dá para resumir em uma frase: compre tábuas iguais, fure-as nos quatro cantos, passe uma corda em cada canto, dando nós equidistantes, e pronto. Mas essa descrição tira toda a diversão de conversar fiado com vocês. Leitores e leitoras. Pessoas maravilhosas.

Por isso, ignore tudo, e vá lendo minha ladainha. Tem alguns detalhes semi-importantes mais para baixo, para os puristas do DIY.

Numa escala chamada “Escala DIY”, que eu acabo de inventar, esta estante está classificada lá no alto! Os valores dessa escala são:

JBIYD (Just Buy It, You Dumb) – Sai mais barato (considerando tempo e/ou dinheiro) comprar a coisa pronta de algum chinês do EBAY do que tentar fazê-la à mão, em casa.

DAYOR (Do At Your Own Risk) – Significa que até dá para fazer, se você se garantir com suas habilidades. Mesmo assim, não é muito vantajoso.

DIY (Do It Yourself) – Vai fundo, compensa fazer sua versão caseira desse objeto. Ou porque fica barato, ou porque é fácil, ou porque não existe uma versão pronta à venda.

DDIY (Definitely Do It Yourself) – Uma criança de nove anos com alguns trocados consegue fazer isso. É o caso da nossa estante (exceto a parte de usar uma furadeira, que na nossa sociedade, é tradicionalmente usada pelos adultos).

Liraby_diy_ESTANTE_DE_CORDAS-4

Compramos algumas tábuas de dimensões iguais. Marcamos um lugar nos quatro cantos de uma delas, para guiar os furos. Dá para furar várias de uma vez. Trabalhe em cima de uma bancada decente, de madeira, ao invés de ficar no chão de pedra, e você estará sendo uma pessoa melhor do que eu. Use uma broca com o diâmetro próximo do diâmetro da sua corda.

Liraby_diy_ESTANTE_DE_CORDAS-5Liraby_diy_ESTANTE_DE_CORDAS-11

“Oi Tabuinha!! Gostou de ser perfurada quatro vezes? Você é minha melhor amiga!”

Liraby_diy_ESTANTE_DE_CORDAS-16

Dê um nó na extremidade da corda, e passe-a pela primeira tábua. Decida qual será a distância entre uma prateleira e a outra. A cada medida dessa distância, dê um nó na corda e passe-a por outra tábua. Obs: compramos nossa corda na Leroy Merlin, assim como as tábuas.

Liraby_diy_ESTANTE_DE_CORDAS-19Liraby_diy_ESTANTE_DE_CORDAS-21

Deixe uma sobra quando terminar de colocar prateleiras. Essa sobra servirá para amarrar a estante depois. Comece a passar outra corda, agora em outra quina das tábuas:

Liraby_diy_ESTANTE_DE_CORDAS-27Liraby_diy_ESTANTE_DE_CORDAS-25

Vá conferindo, pois às vezes, ao dar um nó, a corda corre um centímetro ou dois, e um lado fica torto em relação ao outro. É só subir ou descer o nó um pouco. Tive que fazer vários ajustes desse tipo, quando testei pendurar a estante pela primeira vez, na foto abaixo.

Liraby_diy_ESTANTE_DE_CORDAS-31

Quando estiver tudo certo, toque sobre a madeira, deixe seus chakras vibrarem, e abençoe as tabuinhas, para que nunca entortem, e aguentem para sempre o peso dos livros. Na verdade, a Lívia tirou essa foto enquanto eu piscava. Mas podem abençoar as madeiras, se quiserem muito. Não prejudica o projeto.

Liraby_diy_ESTANTE_DE_CORDAS-28

Abaixo, o resultado final. Usamos ela apenas no ensaio, por enquanto, mas acho que esta estante acabará sendo usada como um móvel de verdade, em nossa casa. Não pode ser em nenhum lugar que vente, pois ela balança bastante (se não estiver fixada, e é fácil de imaginar formas de segurá-la). É isso!

E para variar, se você se aventurar a fazer uma dessas, conte nos comentários! :)
Liraby_LiraFotografia_Ensaio_Diy_Picnic_Francês-116

Follow:

3 Comments

  1. Elisa
    18/07/2015 / 20:38

    Quando estiver tudo certo, toque sobre a madeira, deixe seus chakras vibrarem, e abençoe as tabuinhas, para que nunca entortem”. HAHAHAHAHAHAHAH Chorei!!! Vocês são fodas! Vou tentar fazer…. Depois eu conto! :**

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>